• Amamentação

    A amamentação é um dos momentos de maior intimidade entre a mãe e o bebê e muitas mulheres se sentem bem em amamentar.

    Apesar de a amamentação ser algo natural nem sempre ela acontece de maneira fácil e tranqüila. Nos primeiros dias muitas dúvidas podem surgir, como será que tenho leite suficiente, o bebê esta mamando corretamente, o tempo esta bom, a quantidade é suficiente, a pega esta correta, qual o intervalo entre as mamadas, ofereço uma mama ou as duas. São muitas perguntas e muitas resposta diferentes. O importante é manter a calma e a cabeça aberta por que cada binômio mãe-bebê é único e vocês vão conseguir.

    Para diminuir os problemas com a descida do leite tente amamentar seu bebê o mais breve possível, se por algum motivo ele não puder mamar nas primeiras horas após o parto tente estimular a mama com uma ordenha manual.

    Pega Correta

    O bebê deve ter a boca bem aberta e fiar com os lábios evertidos e abocanhar toda a aréola e não só o bico.

    Posição

    O mais importante e você encontrar uma posição confortável, pois você passara muito tempo nela.

    Escolha um ambiente tranqüilo, com pouco ruído e com uma iluminação agradável e melhor que o bebê não tenha muitos estímulos nesse momento.

    Não assita TV ou fale no telefone enquanto amamenta, aproveite esse tempo para se conectar com seu filho.

    Algumas posições estão descritas abaixo.

    foto-amamantacao-001

    Intervalo entre as mamadas

    Atualmente o preconizado é o Aleitamento a livre demanda, isto significa que devemos amamentar sempre que o bebê quiser. Acho mesmo que nos primeiros 15 dias devemos amamentar o bebê sempre que ele quiser e não deixar um intervalo maior do que 3 horas.

    Depois desses primeiros 15 dias acho interessante tentarmos criar uma rotina, pois isso facilitara a sua vida e nem sempre que um bebê chora ele esta com fome.

    O intervalo deve ser +- 2 a 3 horas nos primeiros 4 a 6 meses.

    Importante: não deixe o bebê dormir a noite toda, No primeiro mês 3 horas, do 2 ao 4 mês 4 horas depois 5 horas. Se o bebê não acordar sozinho você deve acorda-lo para mamar, pois há o risco do bebê ficar em hipoglicemia (quando o açúcar no sangue cai muito e um dos sintomas é a sonolência).

    Duração da mamada

    Isso varia muito, mas geralmente a mamada dura de 10 a 20 minutos em cada peito. Não devemos deixa-lo mamar muito mais tempo principalmente se for um bebê pequeno por que ele pode se cansar e gastar muita energia e isso interferir no seu ganho de peso.

    O normal é que o bebê mame os dois peitos mas mulheres com muito leite muitas vezes optam por oferecer apenas uma mama em cada mamada.

    É normal que o bebê faça algumas pausas enquanto mama, mas elas não devem ser muito longas, se ele dormir no início da mamada tente desperta – lo. Você pode tirar um pouco de roupa e estimular os pés e as costas.

    Como saber se o bebê esta mamando o suficiente

    O melhor parâmetro é o ganho de peso que deve ser de 30-50 gramas no primeiro trimestre, por isso é muito importante as consultas com o pediatra pra avaliar o crescimento e desenvolvimento do bebê. O ideal é ele passe no pediatra em até um a semana após a alta do hospital.

    Mas não se esqueça de que todos os bebês perdem cerca de 8% do seu peso nos primeiros 3 dias de vida e geralmente ao redor do 10 dia de vida terão recuperado o peso de nascimento.

    Outro parâmetro importante é a diurese. O bebê deve ter de 8-10 fraldas bem molhadas de xixi por dia.

    Se a diurese diminuir ou a boca ficar seca procure o seu pediatra.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *